05 de janeiro de 2020

Mercadolândia

Por José Carlos Sá

Três atacarejos abriram no espaço de um mês (Fotos divulgação)

Entre meados do mês de novembro e o final de dezembro de 2019, foram inaugurados três grandes supermercados (“atacarejos”) na região em que moramos, em São José da Terra Firme: o Líder, o Komprão Koch e o Brasil Atacadista. A diferença entre eles é o preço de uma ou outra mercadoria e as cores adotadas. O resto é tudo igual: a disposição das mercadorias, a arrumação das gôndolas, etc. É como visitássemos o mesmo supermercado. O mesmo Atacadão, de Porto Velho.

Consultei o amigo Normando Lira, marqueteiro e inoxidável, que me enviou um texto que foi publicado na revista Super Interessante dando conta que o Brasil importou o modelo de supermercado é importado dos Estados Unidos, país que desenvolveu um sofisticado mecanismo de marketing especialmente desenvolvido para este ramo comercial, que foi iniciado (no modelo que conhecemos) em 1950 e não mudou quase nada.

Tags

Atacadão Atacarejos Normando Lira Porto Velho Supermercado 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*