24 de dezembro de 2019

Um prefeito centenário

Por José Carlos Sá

Quadro do João Adalgísio Philippi (Pintura Prats/Reprodução JCarlos)

Neste 24 de dezembro, o senhor João Adalgísio Philippi, natural de Bom Retiro – então distrito de Ituporanga, município da serra catarinense – comemora 100 anos. Descendente de alemães, que chegaram à Ilha de Santa Catarina em 1828, seu Adalgísio – como é conhecido em São José da Terra Firme – foi prefeito do município, pela UDN, entre 1961 e 1966 e, em seguida, se elegeu vereador na legislatura 1967 a 1970. Aqui, linque da entrevista feita pela Marcela Ximenes.

Com uma boa memória, Adalgísio atribui a sua  lucidez à leitura diária de, pelo menos, dois jornais impressos, segundo ele declarou em entrevista para a Marcela. Antes de ser político, foi Escrivão do Crime,Juri e Execuções Penais de São José.

Adalgísio também exerceu os cargos de escrivão eleitoral e depois contabilista da Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis; conselheiro da Junta Comercial do Estado; chefe de gabinete do IPESC (Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina) e agente local do órgão para Florianópolis, posto em que se aposentou.

O ex-prefeito é cidadão honorário de São José desde 1967, concedido pela Câmara Municipal, que prestou uma nova homenagem, em 22 de dezembro de 2019, antecipando o centenário do seu Adalgísio.

Tags

João Adalgísio Philippi São José da Terra Firme 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*