05 de dezembro de 2019

Confundindo as palmeiras

Por José Carlos Sá

Acho que todo mundo sabe que o palmito que comemos em diversos pratos é o miolo de uma parte de alguns tipos de palmeiras e, por isso, muitas destas espécies estão ameaçadas de extinção.

No caso do açaí, houve campanhas para mostrar aos extrativistas que a coleta do fruto renderia mais dinheiro que tirar o palmito da palmeira.

Já para a pupunha foi desenvolvida um cultivar, sem espinhos, destinada apenas à produção de palmito, muito bom e gostoso.

Em 1988 ou 1989, o governo Jerônimo Santana promoveu uma exposição em Ji-Paraná – RO para que cada secretaria governamental demonstrasse à população o que estava desenvolvendo.

Fui trabalhar no estande da Secretaria do Planejamento, onde eu estava lotado. Depois do expediente, os colegas e eu fomos jantar em uma pizzaria. Uma das pizzas que foram servidas tinha palmito.

Os dois colegas, após provarem a pizza de palmito, começaram a discutir:

– É palmito de açaí!

– Não, é palmito de pupunha!

– É açaí!

– É pupunha!

A discussão estava acalorada e eu sugeri consultar o garçom. Perguntaram a ele: “Esse palmito é de açaí ou de pupunha?” O cara fez uma cara de “esses aí são doidos” e foi consultar o pizzaiollo. Voltou com uma embalagem de palmito de juçara, envasado em São Paulo!

Discussão acabou em – 0 x – 0!

Palmito de juçara, nem de pupunha, nem de açaí! (Foto Internet)

Tags

governador Jerônimo Santana Ji-Paraná vice-governador Orestes Muniz 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*