17 de novembro de 2019

Municípios ameaçados de fusão não se sustentam

Por José Carlos Sá

São Bonifácio – Região Metropolitana de Florianópolis, pode ser fundida a outra cidade (Foto Divulgação)

Segundo levantamento da Folha de S. Paulo, publicada neste domingo ( 17), 56% dos municípios que podem ser incorporados a outros municípios vizinhos,  têm as Prefeituras como maior empregador. Em algumas cidades, que são enumeradas na reportagem, o número de trabalhadores com carteira assinada são ínfimos. Em Areia de Baraúnas (PB), São José do Brejo da Cruz (PB), Paquetá (PI) e Santo Antônio dos Milagres (PI), só há um profissional registrado no setor privado, por exemplo.

É a verdadeira economia do contracheque. Em muitos dos 682 municípios, a base econômica gira em torno de três pilares: o salário dos servidores, os proventos dos aposentados e o Bolsa Família.

Resta saber se os municípios maiores aceitarão receber as cidades deficitárias.

Tags

Bolsa família Economia Economia do contra-cheque Folha de S. Paulo 

Compartilhar

Comentários

  • Leo Ladeia disse:

    Ideia simples e pertinente, mas vai dar “pira godê”. Adeus estruturas de prefeituras, secretarias, câmaras de vereadores, conselhos de mil coisas e cargos de apaniguados. Aos trancos e barrancos a mula véia vai arrumando as abóboras. Quem sabe um dia, um senador por estado sem suplentes, governador, presidente, prefeito sem vices, 270 deputados federais – 10 por estado e DF – ministros de cortes de justiça com mandato de 10 anos com acesso por concurso público rigoroso, fim de órgãos de controle em caso de superposição de funções, inversão do investimento com a educação: primeiro e com maior verba, básico, médio, técnico e depois graduação não totalmente grátis, e vai por aí. Nossa terra é fértil, a seara é imensa mas como faltam lavradores, a colheita é amaldiçoada. É o “Ó” do borogodó seo Zé. De volta a Porto Velho. E vamos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*