23 de julho de 2019

Conhecendo os arredores

Por José Carlos Sá

Em 2012, quando viemos a Santa Catarina pela primeira vez, ficamos como caranguejos, à beira da praia. Visitamos praticamente todo o litoral de norte a sul. Agora, moradores e não mais turistas, expandimos nossa exploração para outras localidades. No último final de semana – 20 e 21/07 – visitamos duas cidades aqui perto: São Bonifácio e Antônio Carlos (que já tínhamos ido rapidamente).

Igreja matriz de São Bonifácio – SC (Foto JCarlos)

São Bonifácio é pequenina e fruto da colonização alemã, trazida para o Brasil pelo Imperador D. Pedro II, por volta de 1863. Com pouco mais de três mil habitantes, tem na agricultura a sua base econômica. O atrativo turístico principal são as cachoeiras e as trilhas naturais, além de grutas dedicadas a santos católicos. A igreja matriz consagrada ao santo que dá o nome do lugar, foi construída sobre uma colina de onde se vê toda a cidade. Fica distante cerca de 80 quilômetros de Florianópolis e o acesso é por rodovias federais (BR-101 e 282) e estadual (SC-435).

Um dos carros participantes da 42ª Festa do Colono de Antônio Carlos – SC

Já a cidade de Antônio Carlos, também de origem na colonização alemã, tem no nome a homenagem ao político mineiro Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e mais de oito mil habitantes. Sua vocação econômica é agrícola e fornece frutas, legumes, hortaliças, ovos e outros produtos para a população da Grande Florianópolis. É o maior produtor de hortaliças de Santa Catarina, segundo os dados econômicos da Prefeitura Municipal. Também sedia uma fábrica de refrigerantes, franqueada da Coca-Cola.

No calendário de eventos, o destaque é para a Festa do Colono. Participamos, este ano, da 42ª edição. Para a Marcela e eu foi uma grata surpresa assistir ao desfile das máquinas agrícolas enfeitados com a produção de cada propriedade. Após o desfile, os produtos foram vendidos. Havia também quatro grandes praças de alimentação, onde se comprava carne assada, frango assado recheado, maionese, arroz, salada, cervejas e refrigerantes. Tudo muito organizado.

Hortifrúti produzidos em Antônio Carlos (Fotos JCarlos)

Produção variada e a rainha e princesas da 42ª Festa do Colono (Fotos JCarlos)