21 de junho de 2019

Conhecendo os quitutes catarinenses

Por José Carlos Sá

Bijajica, prato típico da serra catarinense (Foto Internet)

Desde que nos mudamos para cá, passamos a comprar o pão nosso de cada dia em uma padaria que ficava a pouco mais de um quilômetro da nossa casa. A Marcela foi quem primeiro fez amizade com a proprietária, d. Taíse, depois, como eu é quem ia diariamente lá, fiz amizade com a família toda: Inácio, d. Taíse, o Gustavo – um adolescente de 14 anos, muito curioso, principalmente depois de saber que éramos jornalistas – e a garotinha cujo nome não aprendi.

Gentis, sempre me davam algum “brinde”, como uma rosca típica daqui, que é grande, com uns 30 centímetros de diâmetro; a rosca americana, coberta de açúcar e canela ou a novidade para nós, a bijajica. O nome é estranho, mas é uma rosca da região serrana de Santa Catarina, origem da família. A rosca é feita com polvilho azedo, ovos e açúcar e frita em banha. Muito gostosa, aliás.

Também provamos os bolos de bolacha, tortas várias, salgados e uma outra surpresa: ovo cozido empanado!

Continua

Tags

Bijajica Santa Catarina 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*