19 de maio de 2019

Paixão por igrejas – II

Por José Carlos Sá

E continuando nossa viagem pelas igrejas por onde passamos…

Igreja Imaculado Coração de Maria – Lauro Müller – SC – Tem o formato redondo e tem construção recente (a anterior foi demolida em 1973). E considerada um dos maiores templos da região (Foto JCarlos)

Parroquia San Jose de Maipo – Cajón del Maipo (Chile) – Considerada monumento histórico nacional, foi construída em 1798 (Foto JCarlos)

Catedral Metropolitana de Santiago, construída em 1551 (Foto JCarlos)

Parroquia Santos Angeles Custódios – Providência – Santiago – Chile (Foto JCarlos)

Parroquia Nuestra Señora da Divina Providência – Providência – Santiago – Chile (Foto JCarlos)

Parroquia San Vicente Ferrer de Los Dominicos, ao lado da feira de artesanato – na verdade a feira é que fica ao lado da igreja, que foi construída, neste formato, em 1955. A feira é de 1983 (Foto JCarlos)

Capela de Imaculada Conceição, no Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais – PR. Construída em 1938, mas foi demolida – preservando o campanário – e reconstruída em 1952 (Foto JCarlos)

Igreja Matriz consagrada a NS do Porto – Morretes – PR. O templo foi inaugurado em 1850, mas a história é mais interessante. Clique aqui. (Foto JCarlos)

Santuário de São Benedito, em Lapa – PR. Foi a terceira igreja construída no mesmo local. Esta da foto foi iniciada em 1947 e definitivamente concluída em 1962 (Foto JCarlos)

Igreja do Divino Espírito Santo – Lapa – PR. Construída em 1933, apesar de já existir uma capela no local desde 1918 (Foto JCarlos)

Igreja Matriz de Santo Antônio da Lapa – Lapa – PR. Foi fundada em 1769 e concluída em 1784. (Foto JCarlos)

Igreja de São Francisco de Assis – Praia do Forte – BA. A história diz que foi construída em 1900, por pescadores (Foto JCarlos)

Pórtico da Igreja de São Francisco, anexa ao convento, que foram construídos entre os séculos XVII e XVIII, em Salvador – BA. É considerado um marco na arquitetura barroca brasileira. Vale a pena visitar (Foto JCarlos)

Igreja Nossa Senhora do Rosário – Santuário das Almas – localizada no centro histórico de Curitiba – PR. Foi construída no estilo barroco, ficando concluída 1946. A primeira igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito foi construída em 1737 e demolida em 1931, quando foi construída esta igreja da foto (Foto JCarlos)