18 de março de 2019

Hercílio Luz, herói catarinense

Por José Carlos Sá

Engenheiro e político Hercílio Luz, continua o nome principal da política catarinense (Foto reprodução NDonline)

Nome de aeroporto, escolas, estádio de futebol, ponte, praça, ruas, avenidas, time de futebol, grupo Escoteiro, o engenheiro Hercílio Luz é uma das grandes personalidade de Santa Catarina. Foi Presidente da Província (governador) por três mandatos e senador. Participou da Revolução Federalista em 1891, ficando ao lado da legalidade, apoiando o governo republicano.

Como governador, assinou decreto, aprovado pela Assembleia Legislativa, alterando o nome de Desterro para Florianópolis, em homenagem ao presidente da República Floriano Peixoto. A troca do nome foi muito criticada, já que Floriano, pouco antes havia debelado a Revolução Federalista que visava derrubar do poder o governador do Rio Grande do Sul Júlio de Castilhos e fazer oposição à recém-proclamada República. A intervenção federal foi muito violenta – as tropas eram comandadas pelo então coronel Moreira César, que seria morto na Guerra de Canudos – consta que mais de 10 mil pessoas morreram nesta batalha de “pacificação”, muitos sumariamente fuzilados, sendo que centenas destes mortos foram degolados.

Ponte pênsil, cartão postal de Florianópolis, mesmo desativada há 26 anos (Foto Julio Cavalheiro / Secom)

Entre os legados deixados por Hercílio Luz estão: instalação de linha telegráfica integrando a região oeste do Estado, entre Joinville e São Bento; implantação de iluminação pública em Florianópolis, Joinville e Blumenau; melhorou a rede viária estadual e tomou várias medidas para melhoria do transporte marítimo e fluvial. A ponte que recebeu o nome do político é a obra de mais prestígio, pois permitiu a ligação rodoviária entre a ilha de Santa Catarina – sede do governo estadual – com o continente. as obras iniciaram em 1920 e foram concluídas seis anos depois.

Hercílio Pedro da Luz nasceu em Desterro, em 10 de maio de 1860, e morreu em Florianópolis em 20 de outubro de 1924, antes da obra da ponte ser concluída.