12 de março de 2019

Picuinhas da Imprensa

Por José Carlos Sá

A culpa é da Imprensa (Foto Jurnal Ul Regional – Pasquali – Romênia)

Colocar a culpa na Imprensa é uma velha prática de quem faz mal-feito e não quer que seja divulgado. Estamos vendo isso todos os dias e de muitos governantes – de Nicolás Maduro a Jair Bolsonaro. Nos estados não é diferente. Li há pouco um artigo do jornalista Osmar Silva comentando o distanciamento do governador Marcos Rocha, causado por assessores que “agindo assim estarão ‘poupando’ o chefe do senso crítico dos eleitores aos seus atos equivocados e às suas omissões. Quantos menos souberem, melhor”.

Me lembrei de duas historinhas em que eu fui um dos protagonistas. Era no Governo Piana e eu trabalhava no Departamento de Comunicação e no Alto Madeira (a grana era curta). Um dia, já no final do meu expediente, fui chamado pelo seu Euro Tourinho para entrevistar um empresário que fez uma analogia que lhe custou caro. Se referindo ao governador Osvaldo Piana, disse: “A corte isola o rei e não deixa que ele saiba o que acontece no reino”. Fiz o texto e o entreguei ao seu Euro. No dia seguinte o assunto era a manchete do Alto Madeira e os fiscais da Secretaria de Fazenda faziam uma devassa na empresa do entrevistado. A culpa foi atribuída a mim por ser o autor da matéria.

No outro episódio, eu fazia o clipping dos jornais – naquela época tínhamos quatro ou cinco impressos em Porto Velho. Um dia o diretor do Decom, Led Monteiro me chamou na sala dele para uma bronca:

– Me chamaram no gabinete para reclamar do clipping. O chefe de gabinete e os assessores mais próximos do governador dizem que ele abre o clipping e solta um PQP! e fica nervoso o resto do dia. A partir de agora você “manera” no clipping…

– Mas a culpa não é minha se os jornais descem o cacete todos os dias…

– Tente equilibrar…

– Não tem jeito. As notícias negativas são muito mais que as positivas.

Resultado: deixei de fazer o clipping. Graças a Deus!

Tags

Alto Madeira Decom Euro Torinho Governador Osvaldo Piana Led Monteiro Osmar Silva 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*