17 de fevereiro de 2019

Berbigão do Boca é o Vai-Quem-Quer daqui

Por José Carlos Sá

Acompanhando uma ou outra coisa de Porto Velho, li que a Banda do Vai-Quem-Quer já realizou a tradicional feijoada com apresentação do abadá e da marchinha.

Arrastão do Berbigão do Boca (Foto divulgação)

Aqui, quem abre o carnaval de Florianópolis é o bloco Berbigão do Boca, fazendo sua apresentação e arrastão uma semana antes da data do carnaval oficial. Diferente da Banda, que adota um tema a cada ano (2019 será #elasim), o Boca tem uma marchinha só, que é cantada pelos foliões. Uma outra característica do bloco é a apresentação de bonecos homenageando personalidades da cidade que já faleceram.

Abaixo, a marchinha do bloco Berbigão do Boca:

 

A festa será realizada dia 22 de fevereiro no centro histórico de Florianópolis, do meio dia à meia noite, com uma programação que prevê “a apresentação dos bonecos, da banda, da corte do carnaval da cidade e da corte do Berbigão do Boca. Durante toda a tarde uma série de atrações, shows, apresentações de eventos culturais, culminando com o Arrastão do Berbigão, a partir das 19 horas”.

*Berbigão – É um molúsculo, também conhecido como vôngole nos restaurantes da moda e fazia parte da culinária do ilhéu. Hoje está em extinção devido à poluição.