26 de dezembro de 2018

Injustiças inexplicáveis

Por José Carlos Sá

O estabelecimento da d. Val, atrapalha o quê? (Foto JCarlos)

A Prefeitura de Porto Velho aplica o Código de Posturas – o mesmo desde 1972 – de diversas maneiras. São vários pesos e centenas de medidas. Há dias estou indignado com esta situação e fico postergando comentá-la.

Aqui perto de casa, dona Val, uma cearense chefe de família, consegue se manter com a venda de marmitas e eventuais almoços. Moram com ela, ou nas proximidades, três filhos, seis netos e um genro. Pois bem, dia desses, chegaram – em datas diferentes – duas equipes da Prefeitura, uma da Vigilância Sanitária e outra do departamento de Posturas. Uma determinou a proibição da venda de comida, pois para continuar na atividade teria que implantar as normas estabelecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde e contratar um/a nutricionista. A velhinha quase morreu. Resultado, fechou o mini restaurante e agora só cozinha para a família e passou a depender de um programa social do Governo Federal.

Ruas Paulo Leal com Deodoro e José Caúla com rua México (Fotos JCarlos)

O outro ramo do negócio, uma pequena bodega, que vende cachaça, cigarro a retalho (em Minas se chama cigarro picado), refrigerantes Dydyo e cerveja Glacial, ou seja, tudo  bem baratinho. São duas ou três mesas colocadas na calçada, que também é coberta. Os fiscais deram um prazo para a retirada da varanda, da mesa de sinuca e da cobertura. Caso isso não ocorra até o dia em que voltarem, todo o material será apreendido. O motivo da visita foi uma denúncia (a questão do mini restaurante, também foi denúncia anônima) de que as cadeiras atrapalham o trânsito de pedestres. Acontece que a rua é “morta”, não tem fluxo algum de pessoas e nem há estabelecimentos comerciais. É um bairro onde a maioria das pessoas passa o dia no trabalho e só voltam à noite.

É muita falta do que fazer ou falta foco aos fiscais.

Tags

Cerveja Glacial Dona Val Dydyo OMS Prefeitura de Porto Velho 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*