13 de novembro de 2018

Escolha de presidentes da ALE-RO é cercada de emoções

Por José Carlos Sá

Galeria dos presidentes da Assembleia Legislativa de Rondônia: José Bianco, Amizael Silva, Oswaldo Piana, Silvernani Santos, Marcos Donadon, Natanael Silva, Carlão de Oliveira, Neodi Oliveira, Valter Araújo, Hermínio Coelho, Maurão de Carvalho e? (Montagem JCarlos)

Nos 36 anos de existência da Assembleia Legislativa de Rondônia, a ser comemorados na próxima quinta-feira, dia 15, houve muita emoção na escolha dos presidentes da Mesa Diretora. O primeiro deputado a exercer o cargo de presidente do Poder Legislativo foi José Bianco, no período de criação da Constituição Estadual. Para seu sucessor, o então governador Jorge Teixeira apoiou a candidatura do deputado Amir Lando, mas o deputado Amizael Silva articulou e venceu a disputa. Na sequência houve um movimento que partiu do Palácio Presidente Vargas para a eleição do deputado Sadraque Muniz, mas quem ficou com a cadeira foi Oswaldo Piana.

Silvernani Santos sucedeu Piana sem traumas e inaugurou o costume de “eleição precoce”, que é colocar em votação a composição da Mesa Diretora do segundo biênio da Legislatura, logo após a eleição do primeiro biênio, aproveitando de uma omissão do Regimento Interno. Vale salientar que essa “omissão” foi mantida e usada posteriormente.

Os presidente seguintes foram o  Marcos Donadon, Natanael Silva (levou os deputados, eleitores dele para um hotel e eles só apareceram para votar), Carlão de Oliveira (isolou os deputados que votariam nele, mantendo-os incomunicáveis), Neodi Oliveira, Válter Araújo, todos atingidos por operações policiais. O deputado Hermíno Coelho “herdou” a presidência, devido ao afastamento forçado de Válter Araújo, e se destacou pelas posições polêmicas, oposição pessoal ao governador Confúcio Moura e destemperos verbais contra pessoas e instituições.

O atual presidente, Maurão de Carvalho ficou marcado por uma administração de conciliação e diálogo e trabalhou por sua candidatura a governador de Rondônia pelo MDB, chegando em terceiro lugar com 22,69%.

Tags

Assembleia Legislativa Mesa diretora 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*