18 de abril de 2018

Causos mineiros

Por José Carlos Sá

Serra da Canastra, cenário onde acontecem os causos do livro (Foto Maria Mineira)

Todo mineiro gosta de um causo bem contado e eu, há mais de 30 anos longe de Minas (mas Minas não saiu de mim), não sou diferente. Acompanhando a página Conheça Minas no Facebook, fui atraído pelos textos saborosos e fotos bonitas postados por uma pessoa que assina “Maria Mineira”. Fiquei fã e fui procurar o perfil dela. Maria Mineira é a professora Maria do Carmo Oliveira Halfeld, moradora da cidade de São Roque de Minas, ao pé da Serra da Mantiqueira.

Ao ler vários causos, vi que a autora tinha lançado um livro, “Ao Pé da Serra – Contos e Causos da Canastra”, reunindo as histórias que eu já tinha lido e muitas outras mais. Fui atrás.

O livro superou minha expectativa. Pensei em lê-lo devagarinho, saboreando cada causo, mas não deu. Li de “enfiada”, rindo de muitos causos, recordando de minha infância em Teófilo Otoni em outros, ou me emocionando também. As tentativas de casamento para o Artur Bastião, que  ele mesmo estragava, ou as botinas que foram compradas para o Tuco (lembrei de algo parecido que aconteceu na minha casa, não com botina, mas com um sutiã de crochê). Destaque para o causo do toucinho da Sinhá Totonha. Fiquei com pena do Izé, coitado!

Bom vou parar por aqui, senão citarei todos os contos e causos, pois gostei do livro de capa a capa. Quem se interessar, enviar e-mail para mariamineira2011@yahoo.com.br. Vale a pena.