15 de fevereiro de 2018

A capital do Lobisomem

Por José Carlos Sá

A figura do Lobisomem está presente em minha vida desde a mais tenra infância (para não repetir “quando eu era criança em Teóflotoni…”). Seu Zé Carlos, meu pai, contava que o bicho tentou entrar em nossa casa, que ficava na rua do Cemitério, quando meu irmão Payto era recém-nascido e ainda estava pagão. Segundo pai, o Lobisomem forçou portas e janelas e foi contido por orações e réstias de alho colocadas nas entradas. No dia seguinte, a terra do jardim estava revirada e a madeira da porta arranhada… Também tem a história do “Lambizame“, do Zézim das Quantas…

Lembrei disso tudo porque os amigos Ricardo Bianco e Claudinéa Guatura, com quem passamos o ‘tríduo momesco’ sem chegar perto de nada que relacionasse a carnaval, falaram que Joanópolis – SP é a capital do Lobisomem, e ficava a 17 km de onde estávamos. Na volta passamos por lá rapidamente.
O Lobisomem disputa com as belezas naturais da cidade a atenção dos turistas. Como fui caçar Lobisomem e não outra coisa, fotografei alguns.

Cara de poucos amigos… (Fotos JCarlos)

Risonho

Rindo de uma piada minha…

Amigos

O “Cabeção” fica na entrada da cidade…

Trouxemos um fiote para casa (Foto Marcela Ximenes)

Tags

Claudinéa Guatura Joanópolis Lambizame Lobisomem Marcela Ximenes Payto Ricardo Bianco Zezim das Quantas 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*