10 de novembro de 2017

Historiadores porto-velhenses homenageados

Por José Carlos Sá

No sentido horário: Vereador Aleks Palitot, Antônio Cláudio, Marco Teixeira e Dante Fonseca (Fotos Assessoria, Lates, Divulgação e Daiane Mendonça/Secom)

Recebi o convite do amigo vereador Aleks Palitot e comparecerei à sessão para entrega do título de Cidadão Honorário de Porto Velho aos professores e historiadores Dante Ribeiro da Fonseca, Marco Teixeira e Antônio Cláudio Barbosa Rabello. A sessão será terça-feira, dia 14 de novembro, às 15 horas na Câmara Municipal. Homenagem merecida.

Amizael, Esron e Victor Hugo (Fotos ALE-RO, Silvio Santos e Cine Amazônia)

Também de iniciativa do professor Palitot a criação do Dia Municipal do Historiador, que será comemorado dia 19 de agosto, data de nascimento do também historiador Joaquim Nabuco (1849/1910).  Na justificativa do projeto de lei, o vereador Aleks lembrou e homenageou três grandes nomes que escreveram a história de Rondônia e do Município de Porto Velho: Amizael Gomes da Silva (No Rastro dos Pioneiros), Esron Penha de Menezes (Retalhos para a História de Rondônia) e Victor Hugo (Desbravadores). O projeto foi aprovado pelos vereadores e fará parte do calendário oficial de Porto Velho.