21 de outubro de 2017

Baluartes

Por José Carlos Sá

Usando no título uma palavra que ouvia em todo comício a que ia (por obrigação de ofício) para destacar duas entrevistas que li esta semana com pessoas que têm papel de destaque no nosso Estado: O coronel (PM RE) Ferro e o empresário Rômulo Furtado. As entrevistas foram feitas pelos jornalistas Marcos Souza e Carlos Araújo, respectivamente.

Coronel Ferro em foto de urna nas eleições de 2006 (Foto TSE)

 

Do coronel Ferro, a quem tenho o prazer de conhecer,  o admiro  pela firmeza de atitudes. Acompanhei, como jornalista, algumas das ações dele, que lembro agora: instalação de uma padaria no presídio Ênio Pinheiro e outras atividades para manter os presos com ocupação, quando ele foi diretor daquela unidade; pacificação do mesmo presídio e do Urso Branco alguns anos depois; “limpeza” do entorno da rodoviária de Porto Velho no primeiro dia do governo Piana (1991-1995); comando das tropas rondonienses na “Guerra de Abunã“; comandou a prisão do suspeito de assassinato do senador Olavo Pires na Bolívia (!); foi secretário de Segurança no governo Bianco (1999-2003)

 

Rômulo Furtado (Foto Expressão Rondônia)

Já com o seu Rômulo Furtado, não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, apenas sei sobre ele o que ouço ou leio, especialmente esta entrevista a que me referi lá em cima. A conversa com o Carlinhos Araújo é esclarecedora e diminui bastante a lenda que existia (e existe) sobre Furtado, sua influência no período do governo militar e a formação do seu grupo de comunicação no estado de Rondônia.

No texto também lembra dona Rita Furtado, que foi casada com Rômulo e que teve uma carreira de sucesso não só na política, como nas comunicações. Dona Rita eu conheci e aqui em casa eu tenho uma discípula dela, a Marcela Ximenes.

Parabéns aos dois colegas, Marcos e Carlinhos pelas entrevistas de pessoas que merecem lugar de destaque na história rondoniense.

Tags

Carlos Araújo Coronel Ferro Guerra do Abunã Marcos Souza Rita Furtado Rômulo Furtado 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*