18 de setembro de 2015

Baronias – II

Por José Carlos Sá

7164bf9aac23_torelly07_turista_aprendiz

Foto e legenda de Mário de Andrade: Procissão de Nossa Senhora em Porto Velho – 18-VII-27. Professorinha e Grupo Escolar Barão de Solimões (http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/09.101/5662)

E as comemorações baronias continuam. No texto do Montezuma Cruz, distribuído pela Secom, um dos entrevistados lembra que foi uma turma de alunos da Escola Barão de Solimões quem recepcionou o escritor paulista Mário de Andrade, quando ele esteve por aqui em 1927, com um grupo de paulistanos embarcado em um navio alugado pela socialaite, mecenas e feminista, a “rainha do café”, por mais paradoxal que possa parecer, Olívia Guedes Penteado.

Esta viagem forneceu material para o livro “O Turista Aprendiz (Viagens pelo Amazonas até o Peru, pelo Madeira até a Bolívia, por Marajó até dizer chega) 1927″*, que foi publicado originalmente em crônicas pelo jornal “Folha da Manhã” (SP), em 1943. Abaixo um trecho do diário do escritor, naquilo que nos compete:

“Pelas oito horas chegou-se a Porto Velho, com Sto. Antônio do Mato Grosso, na mesma margem, a meia hora de olhar. Recepção oficial. Uma escola pública, com a professora num estado maravilhoso de elegância gorduchinha, coisa linda! (…)”

(*A edição que tenho é de 1998, Editora Alumbramento)

Tags

Barão de Solimões Folha da Manã Mário de Andrade Porto Velho São Paulo Turista Aprendiz 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*