10 de abril de 2015

HOJE QUASE IGUAL A ONTEM

Por José Carlos Sá

Em menos de um mês será comemorado o sesquicentenário de nascimento do Marechal Cândido Mariano Rondon, personagem de inegável valor e que nos deixou um legado de ações, na minha opinião, ainda não superado.

Ao ser ver as tecnologias existentes hoje, torna difícil o simples ato de pensar como a Comissão Rondon conseguiu cumprir a missão dada a ela de instalar uma rede de comunicação, através do telégrafo, entre o Rio de Janeiro – então capital da República – e Santo Antônio do Alto Madeira, logo ali.

O itinerário cumprido pela Comissão do Telégrafo seguiu o divisor de águas, de uma forma tão perfeita, que dezenas de anos depois os engenheiros traçaram a BR-364 quase que 100% sobre o caminho aberto pelos homens de Rondon. Eles contavam com teodolitos, trenas, astrolábios facões, foices…

Hoje, passando pela rua Senador Álvaro Maia, entre Marechal Deodoro e Júlio de Castilho, vi um grupo de funcionários que trabalhava na marcação para posterior pintura da sinalização horizontal de trânsito. Em homenagem à Rondon, usavam um barbante com um pedaço de cabo de vassoura amarrado na ponta para fazer o traçado.

Amplie para ver o detalhe (Fotos JCarlos)

Tags

Gambiarras Marechal Rondon Porto Velho Rio de Janeiro 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*